CMF - Common Message Format, formato das mensagens EAI a circularem no Bus EAI. Padrão dos dados que serão utilizados em formato XML e que são disponibilizados pelos sistemas.
Event Type: são as mensagens propriamente ditas que são enviadas ou recebidas pelos diversos componentes. Normalmente disparam os processos de integração nos componentes.
ETD- Event type definition, são componentes construídos utilizando ferramentas do Seebeyond com vários métodos embutidos para a utilização conjunta com os eventTypes. Normalmente são packages Java baseados em um DTD de mensagem que vai receber um conjunto de dados.
Eways: São os módulos que tem a maior visibilidade a nível de utilização posterior pelo usuário ou suporte. Assim esses componentes podem apresentar diversos collaborations, mas geram apenas um arquivo de log, assim como também são iniciados ou parados por eWay.
Esses componentes podem ser dos diversos tipos:
Schedule: Componentes que fazem uso de um arquivo de schedule e geram mensagens em períodos pré-determinados.
MultiMode: São os eWays mais utilizadas em projetos e tem como característica a execução paralela de seus collaboration internos.
Collaboration: São componentes internos aos eways que definem os eventos e mensagens de entrada ou saída, assim como a sua respectiva localização origem ou destino dos dados e que possuem código associado no formato de Collaboration Rules. Também define quais os eventos que disparam o processo.
Collab. Rules: É o código associado ao Collaboration que utiliza das entradas e saídas para a realização das transformações ou operações sobre os dados. Esse código é em Java e utiliza uma Interface própria da Seebeyond onde é possível adicionar vários APIs.