sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Arquitetura Distribuída


A ferramenta comporta-se bem em uma arquitetura de rede distribuída.
Significa que componentes diferentes de um ambiente do seebeyond(e*Gate) não precisam ficar no mesmo sistema; em vez disso podem ser distribuídos através de diversos sistemas diferentes na rede.

As características principais deste tipo de arquitetura incluem:

* Alta escalabilidade;
* Paralelismo;
* Alta Disponibilidade;
* Proteção com isolamento;
* Extensibilitdade;
* Gerenciamento de gargalos de processo de dados e pontos únicos de falha.

A natureza da distribuição é expressa por um modelo cliente servidor:

Registry Host é o servidor do e*Gate e contém todos arquivos de configuração e binários;
Participaing Host é o cliente do e*Gate, onde os módulos são realmente executados.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Estruturas e conceitos:

CMF  - Common Message Format, formato das mensagens EAI a circularem no Bus EAI. Padrão dos dados que serão utilizados em formato XML e que são disponibilizados pelos sistemas.

Event Type: são as mensagens propriamente ditas que são enviadas ou recebidas pelos diversos componentes. Normalmente disparam os processos de integração nos componentes.

ETD- Event type definition, são componentes construídos utilizando ferramentas do Seebeyond com vários métodos embutidos para a utilização conjunta com os eventTypes. Normalmente são packages Java baseados em um DTD de mensagem que vai receber um conjunto de dados.

Eways: São os módulos que tem a maior visibilidade a nível de utilização posterior pelo usuário ou suporte. Assim esses componentes podem apresentar diversos collaborations, mas geram apenas um arquivo de log, assim como também são iniciados ou parados por eWay.
Esses componentes podem ser dos diversos tipos:
Schedule: Componentes que fazem uso de um arquivo de schedule e geram mensagens em períodos pré-determinados.
MultiMode: São os eWays mais utilizadas em projetos e tem como característica a execução paralela de seus collaboration internos.

Collaboration: São componentes internos aos eways que definem os eventos e mensagens de entrada ou saída, assim como a sua respectiva localização origem ou destino dos dados e que possuem código associado no formato de Collaboration Rules. Também define quais os eventos que disparam o processo.
Collab. Rules: É o código associado ao Collaboration que utiliza das entradas e saídas para a realização das transformações ou operações sobre os dados. Esse código é em Java e utiliza uma Interface própria da Seebeyond onde é possível adicionar vários APIs.

Estruturas e conceitos:

Registry: É a instalação de seebeyond, é o componente server que contém todos os schemas e seus participating hosts.

Schema: É um pacote de componentes que representa um produto a ser entregue, um projeto que normalmente tem uma mesma origem ou destino comuns.

Participating Host: São as máquinas(Servidores) participantes de um schema. Um schema representa a máquina onde os módulos são executados.

Estrutura

Java Message Service(JMS) - É o repositório de todas as mensagens para troca de informação entre componentes dos schemas. Formato proprietário de repositório que possui uma configuração própria de utilização de recursos da máquina e portas de acesso. Vale lembrar que não é o mesmo JMS da SUN, pois foi customizado e encapsulado pela Seebeyond.

Topic – Utilização aconselhada para utilização de uma mensagem por diversos schemas de vários projetos, onde cada nova conexão que liga-se ao Bus recebe uma cópia da mensagem. E assim a mensagem é entregue para diversos destinos.

Queue – São utilizadas em situações onde a mensagem tem apenas um destino(Point-to-Point) e para garantir seqüencialidade.

BUS – Estrutura lógica para disponibilizar informações para que vários schemas possam fazer a sua utilização, muitas vezes pode ser utilizado como sinônimo de JMS, mas não se restringe só a isso, pois há outros modos de disponibilizar dados que não serão utilizados em nossos projetos.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Conceitos: Tecnológicos e Funcionais

Para o desenvolvimento é necessário conhecer alguns conceitos utilizados pela ferramenta:

Tecnológicos
JMS queue
eWay
Mensagens XML
Framework

Funcionais  
Common Message Format(CMF)
User Interface
Status DB
Hospital
EMPH
Bus

Fonte: UserGuide Seebeyond

O que é o Seebeyond ?

É uma ferramenta de EAI que funciona no formato de publicação / subscrição de mensagens para a Bus.
Dessa forma um sistema de origem pode publicar mensagens para um repositório Central (Bus) que podem ser subscritas por qualquer sistema que se ligar a ele, e dessa forma quando outras aplicações tiverem a necessidade de buscar estas informações, será necessário apenas a construção de componentes que farão a leitura destas informações já disponibilizadas no Bus.

Fonte: UserGuide Seebeyond

Arquitetura Seebeyond



Fonte: UserGuide Seebeyond

Boas Vindas

O BLOG tem como objetivo divulgar a tecnologia SEEBEYOND e ajudar profissionais da área de tecnologia a resolverem problemas comuns no desenvolvimento de soluções de integração (EAI)com a ferramenta, entender as melhores práticas de arquitetura e desenvolvimento e divulgar a documentação em português para profissionais brasileiros.

Logo estarei postando muitas novidades sobre esta ferramenta que hoje faz parte dos produtos da Sun como JCaps.